Ícone do site

Anvisa proíbe 140 cápsulas de emagrecimento

Published 11/03/2022

Cápsulas de emagrecimento proibidas pela Anvisa - Pexels/ready made

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) fez o anúncio de uma lista de 140 cápsulas de emagrecimento que estão proibidas de serem vendidas e utilizadas. Produtos do tipo têm chamado a atenção por conta de riscos que podem ser desenvolvidos no fígado

No dia 23 de fevereiro, a vocalista da banda Calcinha Preta, Paulinha Abelha, faleceu e, de acordo com um exame realizado após a morte da cantora, foi observada em seu fígado uma carga elevada de substâncias medicamentosas para emagrecimento. Ainda, no último dia 3, a enfermeira Mara Abreu foi a óbito por conta de uma hepatite fulminante associada ao uso de cápsulas do gênero. 

No entanto, apesar da proibição da Anvisa, muitos produtos continuam sendo vendidos em plataformas on-line. Conforme alerta da agência, medicamentos de qualquer categoria, seja sintético, biológico, fitoterápico, entre outros, devem ser vendidos somente em farmácias e drogarias. Ainda, qualquer produto precisa estar regulamentado pela própria Anvisa, além da importância de sempre consultar um profissional da saúde.  

+++ Exame mostra que Paulinha Abelha teve fígado sobrecarregado por emagrecedores

+++ Insuficiência renal pode levar ao coma: entenda o que causa a doença

MEDICAMENTO DE EMAGRECIMENTO PROIBIDOS PELA ANVISA

Sair da versão mobile